No Brasil, temos em vigência três horários diferentes. O UTC -2 (Fernando de Noronha, São Pedro e São Paulo, Trindade e Martin Vaz), UTC -4 (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Rondônia, Acre e Roraima) e UTC -3 que é o horário de Brasília, a hora oficial do Brasil.
Entre os estados que compõe o UTC -3 (horário de Brasília) estão: Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
O UTC -3 significa que o horário de Brasília está a menos 3 horas do horário do meridiano de Greenwich que é o marco zero da hora no mundo, a referência para a medição da hora. O Meridiano de Greenwich foi definido como o ponto de partida para a hora mundial no ano de 1884.
Vale lembrar que esse horário oficial de Brasília passa por uma mudança durante aproximadamente 4 meses, o horário de verão. Nesse período o relógio é adiantado por uma hora e os estados que compõe a hora de Brasília e que adotam essa mudança fica no UTC -2, enquanto o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul (únicos estados fora do UTC -3 a adotarem a mudança de horário), passam a ocupar o UTC -3.
Veja o horário oficial brasileiro acessando o link abaixo:

Mais detalhe sobre o fuso horário em diversas cidades brasileiras:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós e para os outros usuários.